Instituição

  • História
  • Missão, Visão, Valores, Política da Qualidade e Âmbito
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Centro de Dia e Jardim de Infância Salvador Caetano e Ana Caetano é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pertence à freguesia de Vilar de Andorinho, a qual detém uma posição geográfica privilegiada pois está rodeada de cinco importantes freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia (Oliveira do Douro, Avintes, Pedroso, Canelas e Mafamude).

Esta IPSS foi inaugurada em 8 de dezembro de 2004, resultado de uma doação do Sr. Salvador Caetano à autarquia, colmatando deste modo uma das maiores necessidades de Vilar de Andorinho dado que esta freguesia não tinha qualquer tipo de resposta social para além de ser uma freguesia muito populosa com cerca de 28.000 habitantes, embora só 18136 habitantes estejam recenseados de acordo com os Censos de 2011.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Vila Nova de Gaia este é o concelho mais populoso da área metropolitana do Porto, sendo por isso necessário alargar as respostas a nível de equipamentos sociais. A população da freguesia de Vilar de Andorinho não é exceção, para além de ser a freguesia com o maior número de habitações sociais é também uma das freguesias com maior incidência de beneficiários de rendimento social de inserção (RSI) sofrendo por isso de várias carências, nomeadamente: insuficiência de rendimentos de um grande número de famílias e uma elevada taxa de desemprego.

Atendendo às especificidades desta freguesia faz todo o sentido correspondermos às carências mais graves e servirmos de suporte básico a nível de ação social para as crianças, idosos e respetivas famílias.

Missão

O Centro de Dia e jardim de infância Salvador Caetano e Ana Caetano é uma IPSS que promove a integração social dos idosos e crianças, através de prestação de serviços de apoio social nas respostas sociais de: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e apoio educativo (Creche e Jardim de Infância) à população do concelho de Vila Nova de Gaia, com especial incidência para a freguesia de Vilar de Andorinho.

 

Visão

Assumir-se como uma organização de referência no território de influência, pelo nível de qualidade dos serviços prestados, identificada com uma cultura organizacional orientada para a dignidade da pessoa humana.

 

Valores

  • Respeito pela condição humana e pelo desenvolvimento social e individual do cliente.
  • Respeito pela diferença cultural, social e religiosa e pela preservação da imagem, identidade, ideias próprias e crenças de cada cliente.
  • Profissionalismo, sustentado na responsabilidade, dedicação, lealdade, ética, cooperação, integridade, espírito de equipa, confidencialidade, criatividade e inovação ao serviço da instituição e da solidariedade e responsabilidade social por parte dos colaboradores e diretores.

 

Política da Qualidade

A política de qualidade pretende contribuir para que as respostas sociais da instituição se orientem por um esteio humanista contribuindo para o cumprimento da Missão e Visão da instituição.   

Tem como objetivo melhorar continuamente a qualidade das respostas sociais, visando a satisfação das necessidades e expectativas dos clientes, colaboradores, parceiros e comunidade.

A concretização passa por uma estratégia e objetivos estratégicos, garantindo desta forma o cumprimento do Sistema de Gestão da Qualidade.

Estratégia:

  • Avaliar as sugestões e críticas dos nossos clientes e colaboradores.
  • Atingir a satisfação total do maior número possível dos clientes e colaboradores.
  • Apostar na Gestão da Qualidade como forma de:
    • Proporcionar uma prestação de serviços demarcados pela qualidade, que satisfaçam as expectativas dos clientes e familiares;
    • Atingir níveis de excelência na utilização dos recursos materiais e humanos, investindo na inovação dos processos e serviços e na melhoria dos recursos humanos, garantindo aos colaboradores a possibilidade de melhorar o seu potencial, visando a satisfação dos clientes.                                                                                                                                                                                                                                        

Objetivos estratégicos

  • OE 1 - Criar um espaço de conforto e funcionalidade que permita proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas e das crianças.
  • OE 2 - Garantir aos clientes idosos um envelhecimento ativo através da promoção do bem-estar e qualidade de vida, assentes num paradigma humanista.
  • OE 3 - Promover as competências pessoais e sociais às crianças desta instituição de forma a ajudar ao seu desenvolvimento holístico.
  • OE 4 - Promover o bem-estar humano e profissional dos seus colaboradores.
  • OE 5 - Assegurar a sustentabilidade da instituição.

 

Âmbito

O sistema de Gestão da Qualidade tem como base a norma NP EN ISO 9001 e aplica-se à prestação e disponibilização de serviços de apoio social nas respostas sociais de Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Jardim de Infância e Creche.

 

ASSEMBLEIA GERAL:

Presidente: Manuel Vaz Nunes

1º Secretário: Alberto Augusto Faria

2º Secretário: José Manuel Silva Rocha

 

DIREÇÃO:

Presidente: José António da Silva Oliveira

Vice-Presidente: Fernando António Sequeira Silva

Secretário: Henrique Meira dos Santos

Tesoureiro: Elisabete Pereira da Costa

Vogais: José Fernandes Tavares

              Francisco João de Pinho Machado

              António Manuel Gomes da Silva

 

CONSELHO FISCAL:

Presidente: Serafim Silva Teixeira

Secretário: Alfredo Rogério Machado da Silva Robalo

Relator: António José Martins Ferreira Moreira

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais